top of page

St. Patrick's Day

No dia de hoje, 17 de março, é celebrado o St. Patrick’s Day na Irlanda.

Essa data é comemorada em homenagem ao santo padroeiro do país, São Patrício, conhecido por difundir o catolicismo por lá e que morreu nesse dia no ano de 461.


As comemorações do feriado pela Irlanda resultam em milhões de visitantes todos os anos e por vários dias seguidos acontece um verdadeiro carnaval irlandês.


Já no início do mês as ruas começam a ficar enfeitadas de verde e os pubs já planejam programações diferenciadas. No Dia de São Patrício as famílias cristãs irlandesas iniciam as comemorações pela manhã, celebrando na igreja, e a tarde assistem ao “St. Patrick’s Day Parades”, que são os desfiles de rua organizados pela própria comunidade. Cada grupo organiza seu desfile, apresentando-se à comunidade e mostrando aos turistas mais da cultura do país. Nesse dia, as avenidas principais das cidades são fechadas para a circulação de carros.


Os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows. A festa, porém, atrai o público mais jovem à noite nos pubs da cidade onde há muita música e uma grande diversidade de cervejas irlandesas que ficam verdes para completar a festa. Os turistas e irlandeses se divertem juntos, rajados com fantasias ou com roupas verdes, chapéus e o que mais possa caracterizar o St. Patrick.


Por falar nisso, os símbolos clássicos do St. Patrick's Day são o trevo, ou shamrock em inglês, que dizem que era usado para representar a santíssima trindade e pregá-la aos pagãos celtas. O duende, ou leprechaun em inglês, que está ligado com o folclore da ilha da Irlanda desde os tempos medievais e conta a história que eram os responsáveis por consertar os sapatos das fadas e guardar tesouros no final do arco-íris. E a cruz celta, que dizem ter sido criada por São Patrício quando uniu a cruz cristã com a cruz solar (símbolo irlandês).


Ficou com vontade de vivenciar esse feriado em solo irlandês?

Dublin é a cidade mais visitada do país e tem a maior programação e concentração de pessoas nessa data, mas várias cidades do interior também comemoram a data e homenageiam St. Patrick. Em Cork, segunda maior cidade do país, também é possível comemorar como na capital: assistindo a "St. Patrick's Parade" e se jogando nos pubs para continuar a festa.


Esse ano não dá mais tempo, mas 2024 logo tá aí.

Bora separar uma roupa verde e começar a planejar essa viagem com a gente?




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page